.... HOME > Informações > Noticias Diversas
 
 
Informações
    Notícias diversas
 
  Notícias   Diversas
  Dicas
 

03 de Dezembro de 2018
HST realiza o I Evento de Prevenção de Lesão por Pressão



A busca pela melhoria dos atendimentos prestados aos pacientes que optam pelo Hospital Santa Teresa é constante. Com essa vertente, mais um evento estreou no calendário da Casa: I Evento de Prevenção de Lesão por Pressão, realizado no dia 14 de novembro, com o propósito de promover as boas práticas durante o cuidado.

Com uma dinâmica divertida e instrutiva, os profissionais de enfermagem eram convidados a participarem de um jogo com a seguinte mecânica: A pessoa rodava uma roleta com diversos temas relacionados a Prevenção de Lesão por Pressão e, caso respondesse às perguntas corretamente recebia um chaveiro do evento. Se as respostas não correspondessem, uma Lesão por Pressão era colocada no modelo de paciente que acompanhava a dinâmica.

Durante a tarde, no mesmo dia, palestras e debates sobre o tema foram discutidos no Salão Nobre do HST. “Práticas Seguras para a prevenção de LPP” deu início à programação de palestras. Em seguida a fisioterapeuta Cilene Saghabi, do Hospital Albert Einstein de São Paulo, demonstrou como boas práticas da área contribuem. A equipe da UTI São Judas Tadeu, do HST, contribuiu demonstrando a experiência do setor e suas perspectivas. Marcelo Channes dando a contribuição “A SAE como espaço de atuação ímpar do enfermeiro” foi a palestra seguinte. A coordenadora da Qualidade do HST Ana Paula Stutzel mostrou “Como garantir a sustentabilidade do processo?”.

Um painel de debates reunindo representantes do Núcleo de Segurança do Paciente, Nutrição, Corpo Clínico e Fisioterapia foi formado em torno do tema. No fim, a palestra “O propósito pessoal norteando o cuidado” fechou o dia com o Gerente Regional de Gestão de Pessoas, Henrique Saeta.

Preocupação e cuidado

No mês de novembro comemorado o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. Este tipo de lesão, além de aumentar o período de estadia de pacientes no hospital, amplia consideravelmente o risco de infecções, causando sofrimento aos pacientes e podendo levar ao óbito.

– Trabalhamos de forma integral e individualizada: quando o paciente é admitido na unidade, o enfermeiro faz uma avaliação, identificando o risco do mesmo desenvolver uma lesão por pressão e avaliando suas condições de pele. A partir daí planeja o cuidado para a equipe de maneira direcionada. A atuação da equipe técnica de enfermagem também tem um papel fundamental na prevenção. No que diz respeito ao manejo no controle da umidade, hidratação, nutrição, mobilidade do paciente. Além disso, envolvemos o familiar no processo do cuidado, informando os cuidados pertinentes, se o paciente tem risco ou não e sua contribuição neste contexto. Nosso foco é lesão por pressão. E cada um, membro da equipe exerce um papel importantíssimo; não causar dano ao paciente. O saldo do evento foi bem positivo, pois estamos trabalhando com o projeto de melhoria (Salus Vitae) na unidade de terapia intensiva e podemos acompanhar o resultado de todas as ações que estamos fazendo semanalmente através de indicadores – resumiu a organizadora do evento, Gabriela Fecher, coordenadora de Enfermagem do HST.



<< Voltar
     
   
 
Rua Paulino Afonso, 477 - Bingen - Petrópolis - RJ - (24) 2233 4600 | Créditos